Sustentabilidade

A Whirlpool Latin America, dona das marcas B.blend e Brastemp, trabalha sob o conceito de Inovação Sustentável, ou seja, o desenvolvimento contínuo de produtos e processos cada vez mais eficientes, de forma responsável, sempre considerando os fatores sociais, ambientais e econômicos.

Em 2013, a Whirlpool Latin America foi eleita uma das 20 empresas-modelo em sustentabilidade do Guia Exame de Sustentabilidade, pela terceira vez! Todas as nossas ações são definidas dentro dos pilares estratégicos de sustentabilidade.

Uso Sustentável da Água

A preocupação da Whirlpool com a gestão da água e a preservação desse recurso natural é tão grande que temos várias iniciativas, tanto em suas atividades, com projetos de redução do consumo de água (substituição de equipamentos e processos), aproveitamento da água de chuva, investimentos em sistemas de purificação dos efluentes tratados para permitir o reuso de água nos processos produtivos e também, por outro lado, a fabricação de produtos que consumam cada vez menos água por ciclo, como é o caso das lavadoras de roupa e das lava-louças, cada vez mais eficientes no uso da água.

Redução das Emissões de Carbono

A Whirlpool possui uma série de iniciativas para reduzir continuamente as emissões de CO2 equivalentes em suas operações. De 2012 para 2013, por exemplo, se considerarmos as emissões Escopo 1, conforme a Metodologia GHG Protocol, por produto fabricado a redução foi de 18%. Essas melhorias são possíveis devido aos programas de aumento de eficiência no uso de combustíveis fósseis, substituição de equipamentos e processos e, indiretamente, pela otimização no consumo de energia elétrica, que reflete nas emissões Escopo 2, conforme essa mesma metodologia.

Desenvolvimento Social

A preocupação da Whirlpool com as pessoas começa dentro de casa, nas suas fábricas e no centro administrativo, com a valorização da diversidade de ideias, culturas, perfis, gêneros e faixa etária de seus colaboradores.

Outro cuidado é garantir que os materiais utilizados nos nossos produtos sejam de origem ambientalmente responsável. Para isso, temos um sistema de gestão de fornecedores robusto, com auditorias periódicas, que é considerado modelo para unidades da Whirlpool em todo o mundo.

Eficiência Energética

Atualmente, aproximadamente 90% do portfólio dos nossos produtos é classe A, segundo a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), gerenciada pelo Inmetro no Brasil.

Ser Classe A significa estar na faixa de menor consumo de energia elétrica daquela categoria de produtos. Para a máquina de bebidas Brastemp B.blend, por ser um novo produto no mercado, ainda não existe classificação energética definida, pois o programa do Inmetro ainda está em fase de implementação.

Mas Brastemp B.blend já foi desenvolvida pensando nessa futura classificação. Possui a função eco mode, em que o sistema de aquecimento de água permanece desligado enquanto a função estiver ativada, ou seja, a preparação de água quente só ocorrerá quando o consumidor selecionar a função água quente ou preparar, a partir das cápsulas, uma bebida quente.

Acompanhe as novidades: